Base (BAS) – Formação em Segurança Privada

Base (BAS)

4.9
4.9/5

Características

Este módulo isolado não dá acesso a qualquer categoria profissional.
É obrigatório para quem pretenda adquirir, pela primeira vez, uma especialidade de SP.
O formando apenas frequenta este módulo uma vez, quando tira a 1ª especialidade.

QUEM NÃO TEM QUALQUER FORMAÇÃO DE SP E FREQUENTA PELA 1ª VEZ, TEM DE TER OU FREQUENTAR AS SEGUINTES UFCD’S DO CNQ (apenas quem nunca frequentou estas UFCD’s do CNQ):

4478 – Técnicas de socorrismo – princípios básicos 25 horas (online)

4798 – Prevenção e combate a incêndios 25 horas (online)

INFORMAÇÕES DO CURSO:

  • Conhecer os princípios gerais do exercício das atividades de segurança privada em Portugal.

  • Dotar o formando de conhecimentos relativos ao sistema de segurança interna e enquadramento normativo da atividade de segurança privada em Portugal

  • Promover a aquisição de competências em matéria de direitos, liberdades e garantias

  • Promover a aquisição de competências para identificação dos elementos essenciais dos tipos legais de crimes contra as pessoas e património; de causas de exclusão da ilicitude e culpa.

  • Promover a aquisição de competências quanto aos direitos e deveres do pessoal de segurança privada, bem como o conhecimento e identificação das condutas proibidas.

  • Dotar o formando de conhecimentos quanto ao regime laboral e de saúde e segurança no trabalho aplicável ao pessoal de segurança privada.

  • Tendo em vista a qualidade da formação, as sessões integram uma componente teórica e uma componente prática a desenvolver em contexto de formação.

  • Inicial de qualificação Formação presencial em sala.

  • A avaliação dos participantes da formação consiste numa avaliação de aprendizagens ao nível formativo e sumativo, no sentido de determinar em que medida os participantes adquiriram ou desenvolveram os saberes que lhes permitem concretizar os objetivos pré-definidos, tanto ao longo da intervenção formativa, como na conclusão da mesma.

  • Para obter a aprovação final no curso, os participantes têm de ter como classificação mínima “10 – Suficiente”, em função da análise dos diferentes elementos, de acordo com a escala de avaliação numérica de 1 a 20 com a seguinte correspondência em termos qualitativos: Nível 4 – Fraco; Nível 8 – Insuficiente; Nível 12 – Suficiente; Nível 16 – Bom; Nível 20 – Muito Bom.

    Com efeito, a aprovação do participante no final do curso será determinada pelos seguintes critérios:

  • Considera-se que um formando teve aproveitamento no curso – apto – quando a sua classificação final for igual ou superior ao nível 10, correspondendo em termos qualitativos a “Suficiente” e tendo registado como assiduidade mínima de 100% sobre a duração global do curso.

  • Considera-se que um formando não teve aproveitamento no curso – não apto – quando a sua classificação final for igual ou inferior ao nível 9, correspondendo em termos qualitativos a “Insuficiente”; ou não tendo registado uma assiduidade mínima de 100% sobre a duração global do curso.

CONDIÇÕES DE ADMISSÃO

Qualquer pessoa com a escolaridade mínima obrigatória e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos.

BAS01 (10 horas)
1 – Diversidade
2 – Direitos Fundamentais
3 – Direitos do Homem

BAS01 (10 horas)
1 – Crime
2 – Procedimento Penal
3 – Meios de Prova

BAS01 (10 horas)
1 – Regime jurídico do exercício da atividade de Segurança Privada
2 – Sistema de Segurança Interna
3 – Forças e Serviços de Segurança Interna

BAS01 (10 horas)
1 – Princípios Deontológicos
2 – Perfil Profissional

BAS01 (10 horas)
1 – Elaboração de Relatórios
2 – Comunicações

BAS01 (10 horas)
1 – Segurança e Higiene no trabalho aplicado à Segurança Privada

Este curso inclui:

7 Benefícios de Ser um Formador

Muitos ainda não sabem, mas é bem fácil fazer um curso pela internet! Hoje, a rede traz opções para todos os bolsos e necessidades.

Isso porque há, sim, muitas vantagens de estudar online.

1. A função de formador tem se destacado no mercado global
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e inconstante e as empresas cada vez mais exigentes. Competências pedagógicas são cada vez mais procuradas nos perfis dos funcionários para que boas práticas possam ser disseminadas com facilidade.
2. Alternativa profissional
Como foi dito anteriormente, num mercado competitivo e com profissionais cada vez mais qualificados, a formação abre-te o leque de opções de atividades profissionais.
3. Qualificação Para o Primeiro Emprego
Com as empresas exigindo cada vez mais, uma qualificação irá ajudar-te a entrar no mercado de trabalho.
4. Capacitação em Liderança, em Gestão de Equipas
Hoje em dia um profissional com capacidade de liderança é bem visto e procurado pelas empresas de todos os setores. O formador é um gestor de equipa, um líder. É a pessoa que envolve todos os elementos do grupo, que motiva e integra os formandos, indica caminhos, mostra possibilidades e oferece condições necessárias para o aprendizado.
5. Desenvolvimento da capacidade de adaptação com utilização de metodologias atualizadas e inovadoras
Estamos num mundo em que a tecnologia evolui a passos largos, os formandos têm acesso amplo e rápido à informação e, por isso, é importante que um formador esteja sempre a atualizar-se, informar-se e adaptar-se. Um profissional que se informa e tem iniciativa e capacidade de adaptação é um profissional que se destaca dentro de uma organização.
6. Desenvolvimento das capacidades de organização, planeamento e gestão do tempo
Para transmitir o conteúdo de uma forma clara ao formando, o formador precisa organizar-se e planear da forma mais eficiente e eficaz possível. O formador também necessita saber gerir o seu tempo para que todo o conteúdo programado seja ministrado no tempo disponível.

Um profissional que sabe otimizar o seu tempo de trabalho de forma eficiente e eficaz, que se organiza e faz um planeamento adequado, é um profissional que dá lucro à empresa.
7. Capacidade de tomar decisões e de aplicação de técnicas de resolução de conflitos
Conflitos aparecem sempre, estejamos lidando com máquinas ou com pessoas em geral. O formador é o líder da sala de aula dele, é a pessoa que toma decisões, que gere qualquer conflito que surja, seja técnico ou humano. Saber tomar decisões assertivas e resolver problemas são virtudes que irão ajudar-te em todos os aspectos da tua vida, seja profissional ou pessoal.
Previous
Next

Frequentemente
Interessa Junto

Outros cursos que podem ser de seu interesse.