CCP – Obtenha o CCP de Formador (Antigo CAP)

CCP – Obtenha o CCP de Formador (Antigo CAP)

4.9
4.9/5

Características

Obtenha o CCP de formador (antigo CAP) e comece a dar formação.

Frequente o curso de Formação pedagógica inicial de formadores (FPIF) e melhore a sua capacidade de comunicar e falar em público.

O curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores (FPIF) ou Formação de Formadores, é certificado pelo IEFP e permite a obtenção do Certificado de Competências Pedagógicas – CCP (Antigo CAP de Formador).

Esta formação é destinada a indivíduos com habilitações de nível superior ou que possuam o 9º ano de escolaridade (cumulativamente com, pelos menos, 5 anos de experiência profissional) e que pretendam vir a ser formadores profissionais certificados.

O curso de FPIF decorre em regime de b-Learning, o que significa que é composto por sessões presenciais (contexto tradicional, em sala de aula) e sessões e-Learning (através do acesso à nossa plataforma pedagógica, sem ter de se deslocar às nossas instalações).

A formação pedagógica de formadores/as visa promover a aquisição, atualização bem como o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática.

Estas Competências situam-se ao nível da animação da formação e, alem disso, no sentido alargado da sua função:

  • na conceção e elaboração de programas de formação bem como  de materiais pedagógicos;
  • na gestão e coordenação de formação;
  • no campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

O curso de FPIF decorre em regime de e-Learning, o que significa que é composto por sessões presenciais (contexto tradicional, em sala de aula) e sessões e-Learning (através do acesso à nossa plataforma pedagógica, sem ter de se deslocar às nossas instalações).

Com uma duração total de 90 horas, 56h são online (auto-estudo) e 34h são presenciais. O curso para obtenção do CCP (ex CAP) está disponível nos horários Fim de Semana, Laboral e Pós-Laboral e o acesso aos conteúdos online é feito através do nosso Portal do Aluno.

  1. Formador: sistema, contextos e perfil (10h)
  1. Simulação pedagógica inicial (10h)
  1. Comunicação e dinamização de grupos em formação (10h)
  2. Metodologias e estratégias pedagógicas (10h)
  3. Operacionalização da formação: do plano à acção (10h)
  4. Recursos didáticos e multimédia (10h)
  5. Plataformas colaborativas e de aprendizagem (10h)
  6. Avaliação da formação e das aprendizagens (10h)
  7. Simulação pedagógica final (10h)

Aveiro | Porto | Lisboa | Braga.

Conforme artigo 3.º da Portaria n.º 214/2011, de 30 de maio e regulamentação do IEFP:

  • CCP.
  • Qualificação de nível superior, que implica uma formação científica, técnica, tecnológica e prática consistente e adequada à exigência das intervenções específicas de cada formador.
  • Em componentes, unidades ou módulos de formação orientados para competências de natureza mais operativa, a qualificação detida pode ser de nível igual ao nível de saída dos formandos, desde que possua uma experiência profissional no mínimo de 5 anos.
  • Competências pessoais e sociais adequadas à função, designadamente: capacidade de comunicação, domínio das plataformas e redes de interação online, facilidade de cooperação e trabalho em equipa, espírito empreendedor, iniciativa, criatividade, autonomia, flexibilidade e todas as demais que, atentas as características do público-alvo, seja necessário mobilizar para cumprimento dos objetivos da formação.

 

Conforme legislação específica:

  • Para o exercício da atividade do formador nas componentes de formação de base, sociocultural e científica, das diferentes modalidades de formação do Sistema Nacional de Qualificações, é requerida habilitação para a docência, nos termos da legislação em vigor

Com a obtenção do CCP de Formador (antigo CAP), fica qualificado para exercer a atividade de formador na sua área, enquadrando-se em projetos formativos. Além de melhorar as suas capacidades de comunicação, fica apto a planear, desenvolver e executar ações de formação e também a utilizar e potenciar plataformas de formação à distância (online). Este pode ser o complemento certo à sua atividade profissional, sendo também uma forma proactiva de se posicionar no mercado de trabalho.

 

Com este curso vai aprender a:

– Comunicar e dinamizar em grupos de formação

– Implementar metodologias e estratégias pedagógicas

– Operacionalizar a formação: do plano à ação

– Conhecer recursos didáticos e multimédia

– Conhecer as plataformas colaborativas e de aprendizagem

– Avaliar a formação e aprendizagens

– Preparar e concretizar as simulações pedagógicas (inicial e final)

 

Este curso também vai permitir:

– Ter uma fonte de receitas suplementar

– Adquirir competências pedagógicas

– Exercer outras funções dentro da sua empresa

– Acrescentar valor ao seu percurso profissional

– Colocar as suas dúvidas aos formadores especialistas

– Alargar a sua rede de contactos na área

– Curso homologado pelo IEFP

– Coloca em prática o que vai aprendendo ao longo do curso

– Realizado no formato b-learning com número reduzido de sessões presenciais

– Plataforma de ensino à distância intuitiva e fácil de usar (Portal do Aluno)

– No final recebe um certificado *

*Cumprindo o número necessário de presença mais atividade e provas que serão aplicadas. Mais informações entrar em contato)

  • Dirigida a todas as pessoas que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador.
  • Profissionais em geral, que pretendam adquirir/aprofundar competências na área da formação ou ensino e pretendam acrescentar valor ao seu percurso profissional

– Deve ter, preferencialmente, uma qualificação de nível superior

– Não pode ter qualificações inferiores ao 9º ano de escolaridade. 

– Tendo qualificações de nível não superior, terá de ter pelo menos 5 anos de experiência profissional

– Cópia do certificado de habilitações

– Currículo – Europass (modelo europeu)

– Declaração de experiência profissional de pelo menos 5 anos (quando aplicável)

Este curso inclui:

7 Benefícios de Ser um Formador

Muitos ainda não sabem, mas é bem fácil fazer um curso pela internet! Hoje, a rede traz opções para todos os bolsos e necessidades.

Isso porque há, sim, muitas vantagens de estudar online.

1. A função de formador tem se destacado no mercado global
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e inconstante e as empresas cada vez mais exigentes. Competências pedagógicas são cada vez mais procuradas nos perfis dos funcionários para que boas práticas possam ser disseminadas com facilidade.
2. Alternativa profissional
Como foi dito anteriormente, num mercado competitivo e com profissionais cada vez mais qualificados, a formação abre-te o leque de opções de atividades profissionais.
3. Qualificação Para o Primeiro Emprego
Com as empresas exigindo cada vez mais, uma qualificação irá ajudar-te a entrar no mercado de trabalho.
4. Capacitação em Liderança, em Gestão de Equipas
Hoje em dia um profissional com capacidade de liderança é bem visto e procurado pelas empresas de todos os setores. O formador é um gestor de equipa, um líder. É a pessoa que envolve todos os elementos do grupo, que motiva e integra os formandos, indica caminhos, mostra possibilidades e oferece condições necessárias para o aprendizado.
5. Desenvolvimento da capacidade de adaptação com utilização de metodologias atualizadas e inovadoras
Estamos num mundo em que a tecnologia evolui a passos largos, os formandos têm acesso amplo e rápido à informação e, por isso, é importante que um formador esteja sempre a atualizar-se, informar-se e adaptar-se. Um profissional que se informa e tem iniciativa e capacidade de adaptação é um profissional que se destaca dentro de uma organização.
6. Desenvolvimento das capacidades de organização, planeamento e gestão do tempo
Para transmitir o conteúdo de uma forma clara ao formando, o formador precisa organizar-se e planear da forma mais eficiente e eficaz possível. O formador também necessita saber gerir o seu tempo para que todo o conteúdo programado seja ministrado no tempo disponível.

Um profissional que sabe otimizar o seu tempo de trabalho de forma eficiente e eficaz, que se organiza e faz um planeamento adequado, é um profissional que dá lucro à empresa.
7. Capacidade de tomar decisões e de aplicação de técnicas de resolução de conflitos
Conflitos aparecem sempre, estejamos lidando com máquinas ou com pessoas em geral. O formador é o líder da sala de aula dele, é a pessoa que toma decisões, que gere qualquer conflito que surja, seja técnico ou humano. Saber tomar decisões assertivas e resolver problemas são virtudes que irão ajudar-te em todos os aspectos da tua vida, seja profissional ou pessoal.
Previous
Next

Frequentemente
Interessa Junto

Outros cursos que podem ser de seu interesse.