Elaboração de planos para a gestão do protocolo em eventos
- Financiamento Próprio
Características
Dotar os formandos de conhecimentos específicos nas áreas da gestão de eventos e das regras de protocolo
Elaborar planos adequados de gestão de eventos profissionais, empresariais e sociais
Os participantes no final do curso devem capazes de:
- Distinguir as funções e responsabilidades no processo de gestão do protocolo
- Identificar as regras de etiqueta e de cortesia a aplicar nas relações sociais
- Identificar as regras de protocolo que se aplicam nas relações comerciais e nas relações oficiais
- Elaborar planos para a aplicação das regras de protocolo e cortesia nos eventos
Esta formação destina-se a todos os profissionais que pretendam adquirir, atualizar aperfeiçoar os seus conhecimentos.
Tema | Síncronas | Assíncronas | Total |
Diferentes tipos de indivíduos/grupos • VIP • Equipa de apoio ao VIP • Participantes • Pessoas com deficiência • Crianças e idosos • Acompanhantes | 01h30 | 01h30 | 03h0 |
Gestão protocolar • Estabelecer a diferença entre protocolo e cerimonial • Funções e responsabilidades na gestão protocolar de um evento • Gabinete de protocolo e Chefe de Protocolo • Aplicação da legislação em vigo | 01h30 | 01h30 | 03h00 |
Regras de etiqueta e cortesia • Distribuição de lugares à mesa • Regras básicas • Os diferentes modelos • Modelo anglo-saxão • Modelo francês | 01h30 | 01h30 | 03h00 |
Regras de protocolo nas relações comerciais – nacional e internacional • Código de indumentária • Apresentações e cumprimentos • Regras utilizadas no ocidente e no oriente • Cumprimentos • Procedimentos de acompanhamento • Reuniões, incluindo o protocolo à mesa de reuniões • Refeições e escolha de menus • Discursos • Cartões de visita | 02h00 | 03h00 | 05h00 |
Estabelecer as regras de protocolo em cerimónias oficiais • Hastear de bandeiras e as regras de precedência • Precedência oficial • Precedência de chegadas e partidas de viaturas • Precedência no interior dos carros | 01h30 | 01h30 | 03h00 |
Total | 7h30 | 7h30 | 15h00 |
O processo de avaliação contempla as seguintes dimensões com o recurso a uma tutoria ativa:
– Avaliação diagnóstica – através da aplicaçao de um instrumento de avaliação escrito subordinado à temática do curso/ ação e/ou através de um conjunto de perguntas sob a forma oral, no inico de cada curso / ação para aferir os conhecimentos que formandos possuem sobre a temática da formação e sobre as suas expectativas relativamente à mesma através da plataforma TEAMS.
– Avaliação Formativa- será realizada com o recurso a realização de e exercicios teóricos práticos durante a dinamização das sessões de formação síncrona e assíncronas através da plataforma TEAMS.
– Avaliação Sumativa – será realizada com o recurso de aplicação de instrumentos de avaliação sob a forma escrita, composto por perguntas fechadas, abertas ou semiabertas através da plataforma TEAMS com tutoria ativa.
– Avaliçaão Satisfação Reação – será realizada no final de cada curso/ação através da aplicação do instrumentos normalizado para aferir a satisfação do formando das várias dimensões do processo formativo, a saber: formador, organização, conteudos programáticos e metodos e por fim avaliação global do curso/ação/módulo através da plataforma TEAMS.
– Acompanhamento Pós Formação será realizado de acordo com o definido no regulamento da actividade formativa com o obejctivo de aferir, qual o impacto que frequência da formação teve na vida pessoal e profissional do formando.
Para a dinamização das sessões de formação, o formador irá recorrer aos vários metódos pedagógicos através da partilha de ecrã:
Método Expositivo
Métodos Interrogativo
Método Ativo
– Modalidade: Formação Contínua
– Forma de Organização: formação Presencial
O processo de avaliação contempla as seguintes dimensões:
– Avaliação Sumativa
Plataforma TEAMS – dinamização das sessões e disponibilizaçao de todo o material pedagógico, tarefas / actividades para o bom desenvolvimento do curso/ação.
📅 Calendário de Formações
| 📅 Data | 💻 Tipo | 📍 Plataforma | 🏢 Local | 📊 Estado | 📄 Cronograma |
|---|---|---|---|---|---|
| 10/10/2026 | Online | 🟦 Teams | Online | Em Breve | N/D |
Frequentemente
Interessa Junto
Outros cursos que podem ser de seu interesse.