Segurança na Condução de Empilhadores e Porta-Paletes

Segurança na Condução de Empilhadores e Porta-Paletes

5.0
5/5

Características

Com este curso pretendemos essencialmente contribuir para a prevenção de acidentes através da formação de operadores e consciencialização dos responsáveis para a utilização de equipamento ajustado e operadores habilitados a cada tipo de trabalho.

O curso de Condução de Empilhadores e Porta-Paletes pretende garantir que os formandos estejam habilitados a conduzir empilhadores de garfos frontais, obedecendo às regras gerais de condução e cumprindo as normas de segurança na condução e operação dos mesmos.

Esta formação responde à necessidade de cumprimento do art. 32º nº1, do Decreto-Lei n.º 50/2005 de 25 de Fevereiro, segundo o qual “Os equipamentos de trabalhos automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados.”

O empilhador é uma máquina rápida e de uso fácil, mas que pode tornar-se perigosa quando não utilizada de acordo com as normas básicas de segurança e condução adequadas. Os empilhadores estão implicados em 70% dos acidentes laborais. A melhor forma de evitar acidentes é ter empilhadores seguros e condutores especializados.

“O curso de formação de Condução de Empilhadores e outros Equipamentos de Transporte e Manuseamento de Cargas pretende garantir que os/as formandos/as estejam habilitados a conduzir estes equipamentos, obedecendo às regras gerais de condução e cumprindo as normas de segurança na condução e operação dos mesmos.”

Esta formação responde à necessidade de cumprimento do art. 32º nº 1, do Decreto-Lei n.º 50/2005 de 25 de Fevereiro, segundo o qual “Os equipamentos de trabalhos automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores(as) devidamente habilitados(as).

Esta formação responde à necessidade de cumprimento do art. 32º nº 1, do Decreto-Lei n.º 50/2005 de 25 de Fevereiro, segundo o qual “Os equipamentos de trabalhos automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados.”

  • Operadores de empilhador com experiência, exercendo ou que já tenham exercido essa atividade numa empresa. Utilizadores ocasionais, ou sem experiência, vinculados ou não a uma empresa;
  • Formandos/as que pretendam adquirir conhecimentos na manobra de empilhadores;
  • Todos os interessados na temática com necessidade na obtenção da carta profissional para a manobra de empilhadores;
  • Profissionais em geral, que pretendam adquirir ou aprofundar competências na área da condução em segurança de empilhadores. 

O curso de Condução de Empilhadores da DTLX divide o seu plano de estudos entre sessões teóricas, práticas e avaliação final.

O/a formando/a percorre um plano curricular que culminará na devida preparação profissional para a habilitação para a condução de empilhadores. 

Todo o processo formativo é devidamente acompanhado pelos/as formadores/as e respetiva coordenação do curso. 

  • Identificar os principais componentes dos empilhadores e respectivas funções;
  • Conhecer as regras de segurança na movimentação de mercadorias e das operações de carga e descarga;
  • Conhecer o funcionamento da máquina e as suas regras básicas de manutenção;
  • Proporcionar a prática de condução e manobra de máquinas, em diversas condições operacionais;
  • Efetuar operações seguras, eliminando os possíveis riscos decorrentes da má utilização dos mesmos;
  • Cumprir as normas de segurança inerentes à condução e operação das máquinas no ambiente de trabalho.

É importante que possua carta de condução.

A Formação de Condutor/Manobrador de Empilhadores , ao abrigo da legislação em vigor, apresenta os seguintes requisitos:

  • Escolaridade mínima obrigatória – De acordo com a Lei nº 85/2009 de 27 de agosto. A escolaridade mínima é determinada em função da data de nascimento:
  1. Até 31 dezembro 1966, 4 anos escolaridade;
  2. Entre 1 janeiro 1967 e 31 dezembro 1980, 6 anos escolaridade;
  3. Entre 1 janeiro 1981 e 31 agosto 1997, 9 anos escolaridade;
  4. A partir de 1 setembro 1997, 12 anos escolaridade.

 

  • Habilitação Mínima: 2º ciclo (6º ano).

 

**Caso disponha, deverá vir munido de calçado de segurança para a componente prática.

  • A formação prática decorrerá nas instalações de Aveiro ou local a indicar antes da formação.
  • Número mínimo de 10 alunos por turma.
  • Após a formação será emitido um Cartão de Identificação de Operador de Empilhadores. Este encontra-se incluído no valor total da formação.

O cancelamento está sujeito às seguintes condições:

O valor da inscrição é reembolsado na totalidade nas seguintes condições:
a) Caso a formação seja cancelada pela DTLX Formação E Consultoria, por não atingir o número mínimo de formandos ou ocorrer qualquer motivo válido que impossibilite realização da mesma.

b) Caso o formando falte/desista da formação e apresente uma justificação válida, através do envio do devido comprovativo: atestado médico do próprio ou de familiar próximo dependente, situação de luto, comparência obrigatória ou urgente em tribunal ou IEFP.

c) Qualquer desistência não justificada não dará lugar a qualquer devolução, nem à transferência da inscrição para outra data.

d) A não comparecência não dará lugar a qualquer tipo de reembolso, nem transferência da inscrição para outra data.

Política de Reagendamento:

Pode reagendar a formação para uma nova data (da mesma formação), não sendo efetuado o reembolso de qualquer montante, mas apenas efetuado um crédito de formação a utilizar na nova ação de formação no prazo de 6 meses. O reagendamento deverá ser a comunicado por escrito para info@dtlx.pt até 15 dias úteis à data de início da Formação.

Este curso inclui:

Frequentemente
Interessa Junto

Outros cursos que podem ser de seu interesse.