Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos
- Financiamento Próprio
- Presencial
Características
Segundo a Lei n.º 26/2013 de 11 de abril, que regula as atividades de distribuição, venda e aplicação de produtos fitofarmacêuticos para uso profissional e de adjuvantes de produtos fitofarmacêuticos e define os procedimentos de monitorização à utilização dos produtos fitofarmacêuticos, transpondo a Diretiva n.º 2009/128/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de outubro, que estabelece um quadro de ação a nível comunitário para uma utilização sustentável dos pesticidas, e revogando a Lei n.º 10/93, de 6 de abril, e o Decreto – Lei n.º 173/2005, de 21 de outubro.
De acordo com o Decreto-Lei n.º 173/2005 de 21 de Outubro os aplicadores de produtos fitofarmacêuticos nas explorações agrícolas e florestais devem possuir formação adequada, dispondo de um certificado de frequência de formação na área da Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos, reconhecida pela respetiva Direção Regional de Agricultura.
Despacho nº 5848/2002 de 15 de Março – Define o conteúdo programático das ações a ministrar na área da redução do risco e dos impactos ambientais na aplicação de produtos fitofarmacêuticos.
Idade: ≥18 anos.
Agricultores empresários, agricultores não empresários, trabalhadores agrícolas e rurais, trabalhadores por conta de outrem, mão de obra agrícola familiar cuja atividade implique a aplicação de produtos fitofarmacêuticos.
Outros indivíduos, de ambos os sexos, que apliquem ou venham a aplicar produtos fitofarmacêuticos.
Capacitar os participantes para a manipulação e aplicação segura de produtos fitofarmacêuticos, minimizando os riscos para o aplicador, o ambiente, espécies e organismos não visados e o consumidor, de acordo com os princípios da proteção integrada.
Princípios gerais de proteção das culturas
Segurança na utilização de produtos fitofarmacêuticos, sistemas regulamentares e redução do risco
Máquinas de aplicação de produtos fitofarmacêuticos e técnicas de aplicação
Armazenamento, transporte e acidentes com produtos fitofarmacêuticos
Escolaridade obrigatória 4º ano e cartão cidadão.
Idade: +18 anos
Escolaridade mínima obrigatória de acordo com a idade, atestada através do Certificado de Habilitações.
Nos diferentes módulos, de forma agrupada ou em cada um, é efetuada avaliação formativa através de testes, trabalhos individuais ou em grupo. A Avaliação de Conhecimentos é composta por duas provas de natureza sumativa, uma teórica e outra prática.
A prova teórica consiste num teste escrito, realizado no final da ação, incidindo sobre todas as temáticas da formação, devendo ter no mínimo dez perguntas.
A prova prática, igualmente de natureza sumativa, consiste numa simulação de desempenho, na qual os formandos devem, ser avaliados quanto ao desempenho das seguintes operações:
Selecionar o material de aplicação adequado;
Calcular as doses, concentrações e volumes de calda a aplicar;
Calibrar, regular e operar corretamente o trator e a máquina de aplicação ou o equipamento manual;
Aplicar o produto fitofarmacêutico de forma segura, minimizando os riscos para o aplicador, o ambiente, as espécies e organismos não visados e o consumidor.
A prova prática é realizada nas sessões de prática simulada dos módulos do Bloco | Máquinas de Aplicação de produtos fitofarmacêuticos e técnicas de aplicação.
As provas de avaliação de conhecimentos são concebidas, realizadas e avaliadas pelo formador ou formadores.
Compete ao formador/es conceber para as provas práticas os respetivos formulários e guiões de prova, as grelhas de avaliação e de pontuação do grupo e de cada formando, bem como os formulários para a prova teórica.
Serão considerados com aproveitamento, os formandos que tenham tido assiduidade ao curso e que obtenham uma pontuação final, resultante da média das pontuações obtidas na avaliação das duas provas sumativas (teórica e prática) realizadas na Avaliação de Aprendizagem, igual ou superior a 10 valores.
As provas são pontuadas de 0 a 20 valores. Aos formandos com uma pontuação final igual ou superior a 10 valores, será atribuída a classificação final “Com aproveitamento”.
Entregue Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho aos formandos que concluírem com aproveitamento.
Código de Conduta da Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos. (Clique aqui para baixar)

Esta formação inclui:
- Formação Presencial
- Mínimo 15 formandos
- 35 horas
- Certificado de Formação Profissional DRAP
- Emissão de cartão para o operador
7 Benefícios de Ser um Formador
Muitos ainda não sabem, mas é bem fácil fazer um curso pela internet! Hoje, a rede traz opções para todos os bolsos e necessidades.
Isso porque há, sim, muitas vantagens de estudar online.
Um profissional que sabe otimizar o seu tempo de trabalho de forma eficiente e eficaz, que se organiza e faz um planeamento adequado, é um profissional que dá lucro à empresa.
Frequentemente
Interessa Junto
Outros cursos que podem ser de seu interesse.